Outros Blogs do meu grupo:

*

*

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Vestir um poema



O poeta tem de ser um bom “costureiro” do poema para que o leitor o entenda e se possível se reveja nele; que lhe assente bem.

Assim nasce um bom “vestido” ou um bom “fato”!

Quero falar do meu estilo a escrever: poesia ou prosa. Utilizo uma linguagem simples e que trate das coisas da Vida.

Muitas vezes utilizo a primeira pessoa (eu) para dar mais força ao texto, mas nem sempre aquilo se passou comigo.

Observo as pessoas e algumas delas servem como meus personagens consoante o que pretendo escrever.

Existem muitas mulheres que nem imaginam que são elas as protagonistas dos poemas!

Escrevo sobre a paz, a harmonia e o amor em que estas vertentes se interligam: não há harmonia sem paz e não há amor sem paz e harmonia!

Porque escrevo muito sobre o amor?

Sou um discípulo e um admirador de Vinícius de Moraes e da sua vasta Obra.
Estou influenciado pela forma como ele escrevia o amor e a mulher!
De linguagem simples conseguiu com esse método transformar textos simples em textos grandiosos e históricos. Marcou-me bastante “A arte de ser velho”, “Samba da benção” e “Soneto da fidelidade” e este soneto termina de forma realista e exemplar:

“Eu possa dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja eterno enquanto dure.

Vinicius dizia com frequência: “ …. a vida é mesmo assi
m …”

De facto é assim que tenho usado na Poesia.

Tive um bom professor e esforço-me para em cada dia e em cada texto melhorar a minha função de trabalhar para que a vida seja mesmo assim!

Vinicius,

espero ter sido um aluno razoável!

José Manuel Brazão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado pela sua visita. Deixe o seu comentário por favor.